Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

terça-feira, 24 de junho de 2014

Por que e para que eu existo?



Por Daniel R. Hyde



 “Qual é o fim supremo e principal do homem?”

Esta é a nossa pergunta principal e deveria ser o coração de quem nós somos, pensando nisso diariamente. Ter um “fim principal” quer dizer nós fomos feitos para alguma coisa, que nós temos um propósito principal na vida. Temos um “fim elevado”, em meio a muitos objetivos e atividades de nossas vidas.

O Catecismo Maior de Westminster diz que nosso principal e maior fim é duplo: “Para glorificar a Deus” e “para nos alegrar em Deus”. Isto é o que Pedro entendeu quando disse que éramos “edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pe 2:5 ) enquando disse “sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz ” (1 Pe 2:9).

Nosso principal objetivo

Este é também nosso principal objetivo. Nossos antepassados foram animados pela frase SOLI DEO GLORIA (a glória só para Deus). Isso diz à pergunta “por que eu existo” que nós não existimos para nós mesmos, para nossas necessidades, nossos prazeres ou nossos desejos.

Nós existimos para glorificar a Deus mesmo antes de recebermos qualquer coisa dEle. Isso é o que o Salmo 29 ensina quando diz: “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome” (v.2a). Literalmente essa frase em hebraico é “a glória para seu nome”, mas a tradução diz “a glória devida ao seu nome” porque esta é uma interpretação precisa para o que é ordenado.

Mas o que significa “glorificar” a Deus? A palavra hebraica kavod freqüentemente significa pesado ou de peso. A peso de ouro, por exemplo, vem a significar que é honrado. Para glorificar a Deus, então, deve-se considerar o supremo valor de quem Ele é, para então magníficar e exaltar Seu nome acima de todos os outros como o caminho para honrar a excelente dignidade da sua grandeza. Nós somos chamados para reverenciar, honrar, e engrandecer o nome do Senhor, Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Pensamentos

Temos que glorificar a Deus com nossos pensamentos. Pedro nos diz, “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios” (1 Pe 1:13). Nossa adoração a Deus começa com a cabeça, desce para o coração, e então move-se para as mãos. Davi diz, “Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas maravilhas” (Salmo 145:5). Com qual frequência você pensa a respeito de Deus? Você para e pensa em tudo o que Ele tem feito?

Palavras

Temos que glorificar a Deus nas nossas palavras. O trabalho de Cristo nos fez um sacerdócio real para este propósito: “a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1 Pe 2:9).

Ações

Temos que glorificar a Deus nas nossas ações. Em Efésios 2:10 nos lemos: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou, para que andássemos nelas”. Nosso Pai celestial nos tomou, torrões de barro sem vida, e nos fez uma obra-prima para trazer-lhe glória. Paulo fala que nossas ações são feitas para a glória de Deus quando diz, “apresentem seus corpos como sacrifício vivo” (Rm 12:1). Pedro diz “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pe 2:12). Note que, como glorificamos a Deus em nossas ações, Deus usa estes frutos do Espírito Santo para fazer com que o mundo glorifique a Deus.

Nossa alegria principal

Esta é também nossa alegria principal. Se alegrar em Deus significa ter um relacionamento com Ele. O Catecismo Maior não diz simplesmente que nós devemos nos alegrar em Deus, mas que nós temos que nos “encher de alegria nEle para sempre”. Como o grande Benfeitor da aliança da graça, Deus nos deu a si mesmo com todos os benefícios para nossa alegria. Nos alegramos em Deus no nosso presente estado de graça como em um vidro embaçado, mas nós desejamos nos alegrar nele no estado de glória futuro face a face. Agora nesta era de peregrinação; depois na era de eterno descanso. Primeira carta de João 3:2 diz, “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”.

Porque eu existo? Eu existo para dar ao Deus que me criou glória com todo o meu ser porque ele se deu totalmente para mim. Eu também existo para me alegrar neste Deus Triúno, nesta vida pela fé, mas na vida que está por vir em plenitude. Como João Calvino disse, “Somos de Deus; logo, que sua sabedoria e vontade presidam a todas as nossas ações. Somos de Deus; logo, que todas as expressões de nossa vida se polarizem para ele como a um só fim legítimo” (Institutas 3.7.1).


Sobre o autor:


Texto original:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...