Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ordenação Feminina




Neste artigo respondo à seguinte pergunta enviada pelo Blog: “O que a Bíblia diz sobre liderança feminina nas igrejas?”.

A pessoa não se identificou, mas chama-me a atenção a maneira como a pergunta foi feita, pois há o interesse do leitor (a) na instrução bíblica e não na minha opinião,  opinião de convenções e posições individuais que não devem de forma alguma se colocar acima da autoridade das escrituras.

Para responder vou me restringir ao que toca à ordenação dos seguintes oficiais da igreja: diáconos, presbíteros e pastores. De maneira que o argumento que será apresentado não se aplica a nomeação para liderança de departamentos e, ou, sociedades internas.

Para os oficiais citados a Bíblia é muito clara quanto à ordenação de ministros do sexo masculino. Podemos comprovar este argumento claramente nas seguintes passagens:

- Escolha de diáconos:

Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço” At 6:3 ARA

- Qualificações para Bispos ou Presbíteros, ambos os termos são empregados de forma intercambiável em várias passagens do NT:

“Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;” 1Tm 3:1,2 ARA

Deixo claro ainda que tenho algumas amigas que foram ordenadas pastoras, são bênção para mim e minha família, algumas muito tem me auxiliado na minha caminhada cristã e como missionárias, professoras e líderes tem glorificado o nome do nosso Senhor, mas no sentido bíblico amplo são cooperadoras de Cristo, não constituem autoridade pastoral sobre a igreja, e, nessa acepção, não precisariam ser ordenadas “pastoras”, mas o são, por vezes, pela imposição e pressão denominacional (e.g. o marido é obreiro com particular destaque e automaticamente a esposa entra no pacote e é ordenada também). Outras exercem posição de autoridade, e tem trazido sobre si, e sobre suas congregações, toda sorte de problemas e dores.

Hoje podemos observar que a ordenação está amplamente ligada ao status que advém da hierarquia eclesiástica, contudo muitas denominações adotam uma enorme variação de cargos eclesiásticos, inclusive com nomes sem legitimidade alguma para os nossos dias como patriarca, apóstolo e até mesmo apóstola.

Coloco abaixo alguns links para artigos, de irmãos infinitamente mais capazes e preparados do que eu, para auxiliar aos que tiverem interesse em aprofundar os estudos neste tema, claro, sob a ótica e perspectiva da fé reformada.

Saudações em Cristo,

Cláudio Maranhão

Material para estudo:

Ordenação Feminina: O Que o Novo Testamento Tem a Dizer?, Augusto Nicodemos Lopes, Fides Reformata, 2/1 1997

Revista Os Puritanos 2012 – Mulher no Púlpito (excelente coletânea de artigos sobre o assunto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...