Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Isto é Pecado?!




Freqüentemente sou questionado sobre se isto ou aquilo é pecado. Geralmente quem me pergunta é cristão, católico ou evangélico, com motivações diferentes. Uns buscam legalidade nas minhas palavras, outros querem saber minha opinião para verdadeiramente buscar em Deus a mudança de conduta, outros por curiosidade e ainda há os que simplesmente querem zombar da minha fé e comportamento que procede da mesma. Procuro responder a todos sem fornecer cartilha de conduta, contudo vou até certo ponto, com cautela para não oferecer o sagrado aos cães e desperdiçar pérolas quando o que se almeja é lavagem (Mt 7:6).

O ser humano tem um problema para avaliar o que é certo ou errado, pois muitos têm adotado conceito proveniente da antropologia em que os padrões derivam das culturas, desta forma o que é certo para mim pode não ser para você e muito menos para seu vizinho. Este conceito é o relativismo, a partir deste conceito considera-se que tudo é relativo e não há nada absoluto, não há valor absoluto ou verdade absoluta. Mas será que está é uma postura correta para cristãos no que diz respeito ao pecado?

Para falar sobre este e outros assuntos parto do seguinte pressuposto: A Bíblia, as Escrituras Sagradas, o Velho e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus, a única regra de fé e prática. Creio que está deveria ser a posição de todos aqueles que se autodenominam cristãos, sendo que no Brasil somos quase 90% segundo o CENSO 2010 – IBOPE. Todavia temos em nosso meio a infestação dos Teólogos Liberais que consideram a Bíblia um livro meramente humano e também os adeptos do Teísmo Aberto que em linhas gerais considera que Deus é mutável, desconhece o futuro e que não é soberano.

Examinando então o que está registrado nas Sagradas Escrituras o que é o pecado? A primeira vez que a palavra aparece no NT é em Mt 1:21 ARA: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.”

A palavra pecado em grego para pecado aqui empregada é hamartia, que segundo o dicionário Strong significa:

1) Errar o alvo;
2) Errar ou desviar-se do caminho da retidão e honra, fazer ou andar no erro;
3) Desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, pecado;

Mas o que é o alvo e como eu faço para acertá-lo?

O alvo é obedecer a Deus, ser uma pessoa prudente que pratica os ensinamentos de Cristo contidos na Bíblia (Mt 7:24), de forma que para acertá-lo você deve conhecê-lo, pois se você não sabe qual é o seu objetivo, se não sabe onde está o alvo dificilmente você vai acertá-lo.

Creio que para conhecer não basta a tradição oral e o senso comum, pois corre-se o risco de retornar ao relativismo, acredito que o melhor caminho é ler e estudar as Sagradas Escrituras contar com o auxílio de homens piedosos e preparados para auxiliá-lo nesta caminhada e principalmente ser dependente da graça do Senhor e da iluminação do Espírito Santo, pois sabemos que a santificação, a busca da vida sem pecado, é uma caminhada gradativa para os que verdadeiramente foram regenerados e que pela força do nosso braço o máximo que conseguimos é enfeitar o exterior enquanto o interior estará cheio de imundícias (Mt 23:27).

Saudações em Cristo,

Cláudio Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...