Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

sábado, 18 de abril de 2015

Carta a Igreja em Pérgamo





Texto base: Ap 2:12-17

1. Introdução

As cartas foram escritas para igrejas reais, e não para a igreja de Cristo como um todo e aplicável a determinadas eras ao longo da história. Dessa forma ao estudarmos as cartas de Cristo registradas em Apocalipse temos que lê-las como se tivessem sido escritas para nós, para que possamos reconhecer as nossas faltas, arrepender e continuar caminhando na presença de Cristo fazendo a sua vontade.

2. Narrativa

Jesus é aquele que conhece e anda pela igreja. Ele vê todas as coisas, tantas as boas quanto às ruins.
Pérgamo era uma cidade de grande importância política e cultural. Tinha uma grande biblioteca, que só era menor que a grande biblioteca da Alexandria. Inclusive o nome pergaminho é por causa da cidade de Pérgamo, para termos uma ideia da influência e importância dessa cidade.
Pérgamo também possuía muitos templos pagãos, era uma cidade idólatra, ali se prestava culto a Cezar e haviam também muitos rituais pagãos com prostitutas cultuais. Por isso o próprio Jesus a chama a cidade “onde está o trono de Satanás”. Neste contexto a vida para os cristãos não era fácil, manter-se totalmente fiel ao Senhor e negar que Cezar não era deus podia custar o emprego, a liberdade e até mesmo a vida. Por isso os cristãos começaram a tolerar falsos ensinamentos e permitir práticas anti-bíblicas na igreja.
Para esta igreja Jesus envia uma carta, faz elogios, faz críticas, exorta ao arrependimento e relembra a igreja de suas promessas.


3. Desenvolvimento

Deus odeia a tolerância às falsas doutrinas. Existem 3 ações para a igreja evitar a repreensão e ira de Deus.

3.1. Perseverar firme na fé em Cristo (v.13)

A igreja de Pérgamo conservava (Krateo) o nome de Jesus, isto é, prender, reter de maneira firme o nome e a fé em Cristo.
Jesus os elogia por isso, pois eles estavam numa cidade tão pagã que o Senhor chamou aquela cidade de o lugar onde está o trono de Satanás, o lugar em que Satanás habita.
Devemos nos manter fieis a Cristo e à Sua Palavra mesmo que isso custe algo pequeno ou grande, um emprego, uma amizade, uma namorada, ou algo maior, como a própria vida.
Que pelo fortalecimento do Espírito Santo nós mantenhamos firmes e perseverantes!

3.2. Odiar as falsas doutrinas (v. 14,15)


A igreja em Pérgamo foi elogiada pela firmeza na fé e por sustentar o nome de Cristo, mas Jesus disse:



- “Tenho, todavia, contra ti algumas coisas...”



A igreja de Pérgamo tolerava, aceitava aqueles que sustentavam, isto é, conservava, prendia, retia de maneira firme (conf. v.13 Krateo) falsas doutrinas de Balaão e dos nicolaítas.
A igreja em Pérgamo guardou com firmeza o nome de Jesus e a fé nele, mas era permissiva, usava da liberdade cristã de maneira errada, achando que prestar culto a deuses pagãos e se prostituir era algo comum e não tinha qualquer problema.
A igreja de Cristo deve buscar a pureza doutrinária, a sã doutrina, os ensinamentos do Senhor, conduzem e auxiliam à uma vida de crescimento em santidade pela iluminação e capacitação do Espírito Santo.

3.3. Arrepender de tolerar ensinamentos de homens maus (v. 16)

Jesus não fala da doença sem dar o remédio.

Arrepende-te!

Metanoia – (arrepende-te v.16) arrependimento sincero, mudança de mentalidade, mudança de mente.

Aquele que se arrepende é vencedor, dominará a tentação de participar dos festivais pagãos e de comer carne sacrificada aos ídolos, serão alimentados do próprio Senhor; a graça de Cristo e todos os seus gloriosos frutos serão sua comida, invisível, espiritual, e escondida, mas muito real e muito abençoada. Os vencedores recebem o pão do céu e em breve estarão para sempre com aquele que anda no meio da igreja.

4. Conclusão

Creia na obra redentiva de Cristo, que Ele salva pecadores e os fortalece para que a vontade dEle seja cumprida.
Que possamos ser perseverantes na nossa fé em meio as provações, firmes na sã doutrina, determinados na busca por pureza e santificação em meio a tantas tentações e que jamais percamos de vista que Deus nos suprirá em tudo agora e muito mais no porvir com a salvação eterna de todo aquele que em Cristo crê.

Saudações em Cristo,


Cláudio Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...