Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

sábado, 6 de junho de 2015

Sal e Luz Manifestando a Glória de Deus




Texto Base: Mt 5:13-16

1. Introdução

Vivemos dias em que damos muitos diagnósticos para a igreja de Cristo, muitos de nós tem na ponta da língua como deve ser o proceder da igreja como um todo e como deve ser de cada crente, de cada filho de Deus individualmente.

Mas o que Cristo espera da sua igreja?

O que Cristo espera de cada um dos seus filhos?

Qual a instrução do Senhor para nós nestas duas parábolas?

2. Narrativa

Jesus está falando com seus discípulos, contexto do Sermão do Monte, fala das bem-aventuranças aos bem aventurados.

Jesus está iniciando o discurso onde vai ensinar muitas coisas aos que são seus verdadeiros seguidores, seus verdadeiros discípulos.

É muito interessante notar que Cristo antes de entrar neste bloco de ensinamentos registrado nos capítulos 5, 6 e 7 de Mateus conta essas parábolas:

- Discípulos como sal da terra;

- Discípulos como luz do mundo;

Essas parábolas têm como principal objetivo deixar claro para os discípulos que eles devem fazer a diferença neste mundo “podre e em trevas” devido ao pecado.

O padrão da Lei de Deus é muito mais elevado que os padrões religiosos, culturais e sociais dos que não tem uma aliança com Deus. Mas Cristo diz que os discípulos serão sal e luz ao aplicarem este padrão às suas vidas e assim glorificaram a Deus.

Jesus está enaltecendo o testemunho diário, paulatino, daqueles que o seguem.

3. Argumentos
                           
3.1. Deus refreia o pecado no mundo através do procedimento dos seus filhos
                           
V. 13 - Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Jesus está dizendo aos discípulos que através dos ensinamentos que seriam recebidos eles seriam um agente purificador e conservador do padrão de Deus nesta terra.

Os discípulos, seguidores, cristãos, crentes em Jesus, refreiam o mal nesta terra como o sal refreia o processo de putrefação num pedaço de carne, além claro de torná-la mais saborosa.

O ímpio nos odeia, odeia a igreja de Cristo, porque eles querem ver o pecado sendo disseminado, alastrado, mas nós fomos chamados por Deus para refreiar o mal e denunciar o pecado.

3.2. Deus brilha no mundo através da luz dos seus filhos

V.14-15 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Jesus ensina outra parábola dizendo que os seus filhos são como uma cidade construída no cume do monte.

Fomos um dia transformados, regenerados, nascemos de novo não para nos escondermos, ou ficarmos ocultos, mas para ser luz neste mundo de trevas, para brilhar nesta terra que prefere as trevas.

Veja o que Deus diz sobre o Teu Servo, Cristo:

Is 42:5-7 “Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas.”

Jesus reafirma em Mt 4:16 o que é dito por Isaías:

“O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”

A luz que temos em nós de maneira nenhuma é algo de nós mesmo, mas proveniente de Cristo, Luz de Deus.

Ef 5:8-13 - Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz

Que a luz de Deus que é Cristo possa ser refletida em nossas vidas, e que muitos sejam iluminados pela luz que só Jesus pode dar.

3.3. Deus é glorificado no mundo através das obras dos seus filhos

V.16 - Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Quando amamos a Deus sobre todas as coisas, amamos a sua Palavra, amamos dar testemunho de Cristo e a nossa luz, que provém de Deus, brilha.

Temos que atentar para o imperativo, para a ordem de Cristo: Assim brilhe!

Não há a opção de talvez brilhar, de às vezes fazer a diferença no mundo de trevas que nega totalmente a luz que vem de Cristo.

O filho de Deus deve e vai brilhar, isso acontece por causa de Deus e para a sua glória, pois se não fossemos capacitados por Ele aquilo que achamos nossa melhor obra não passaria de trapo de imundícia para Deus.

Temos que ter consciência que o fazemos para apontar para Cristo e para glorificar a Deus. E também que tudo em nós que é bom provém de Deus e nos é dado para exaltá-lo e engrandecê-lo.

Vejamos Fp 2:13 - “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”

Ao final, quando crumprimos a vontade de Deus, o que fazemos não é nada de mais, é simplesmente o que Ele mandou que fizéssemos e nos capacitou para isso.

Ef 2:10 - Pois somos feitura dele (Deus), criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Nós só amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro (1Jo 4:19) entregou Seu Filho por nós e nos resgatou das trevas para a luz.

Somos chamados irmãos para isso, para que Deus seja glorificado no mundo através das obras dos seus filhos.

4. Conclusão

Creio que ao dar testemunho de Cristo, sendo sal, luz e fazendo boas obras sofreremos fortes e pesadas retaliações desse mundo em trevas, mas foi por isso que antes dos ensinamentos Jesus proferiu essas parábolas e antes das parábolas as bem-aventuranças.

Creio ainda que a obra de Cristo na cruz é suficiente para capacitar aqueles que nasceram do alto para cumprir a Sua vontade.

Mas se você tem fraquejado na sua caminhada, tem ficado triste com seu caminhar nesta terra, se não tem sido sal e luz como deveria, coloque-se diante de Deus para que Ele lhe capacite pela ação do Espírito Santo

Se o seu proceder em nada glorifica a Deus, talvez seja ora de pedir perdão dos pecados e aceitá-lo como Senhor e Salvador.

Tenhamos sempre em vista, sempre em mente, que a igreja de Cristo é fortalecida pelo Senhor e sempre será sal e luz.


Saudações em Cristo,


Cláudio Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...