Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

terça-feira, 3 de março de 2015

Características de uma Igreja Modelo






“Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Ts 1:2,3 ARA

1. Introdução

Quais são as marcas das igrejas cristãs dos nossos dias?

Quais são as marcas e características que devem ser encontradas na igreja de Cristo independente da época e contexto cultural?

Paulo em suas algumas de suas epístolas fala de três características principais do eleito de Deus, encontramos estas características no texto lido, o qual é tido como o primeiro registro de Paulo com referência a estas três atitudes fundamentais da vida cristã.

2. Narrativa

Paulo inicia a epístola aos tessalonicenses reconhecendo que os irmãos de Tessalônica são continuamente objeto de ação de graças pela parte do apóstolo e de seus companheiros de ministério. Paulo não só informa que rende graças a Deus pelos irmãos, mas justifica dizendo as razões que o leva a isso, a manifestação do fruto do Espírito nos crentes daquela igreja.

3. Argumentos

3.1. Operosidade da fé

A primeira qualidade pela qual Paulo rende graças a Deus nesta carta é a “operosidade da fé” dos tessalonicenses. A igreja que se formou naquela cidade recebeu da Palavra de Deus e creu, desta forma eles foram confirmados eleitos de Deus para salvação pela fé. Todavia a fé daqueles irmãos foi classificada como operosa.

Se realmente cremos em Cristo como Senhor e Salvador isto é uma obra de fé operada pelo Espírito Santo em nosso coração, isto gera frutos internos como arrependimento, conversão, amor à Deus e à sua lei, mas logo em seguida nossa fé deve ser manifestada exteriormente através das obras que o Senhor preparou para nós como é dito em Efésios 2:10:

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

3.2. Abnegação do amor

Outra característica ressaltada como fundamental por Paulo e que é encontrada nos irmão de Tessalônica é a abnegação do amor. Esse amor não é um amor de simples palavras, ao contrário, é o amor é demonstrado através do trabalho laborioso, um esforço diligente que traz cansaço, fadiga, dificuldades, aborrecimentos e aflições advindas das obras motivadas pela fé e ressaltadas no ponto anterior.

3.3. Firmeza da esperança em Cristo

O último ponto citado pelo apóstolo no texto trabalhado é a firmeza da esperança em Cristo. Esta firmeza está ligada a paciência, perseverança e certeza da redenção do nosso Senhor Jesus Cristo.

A firmeza do cristão não é estabelecida pelas circunstâncias, mas pela capacidade de perseverar em meio à todas as situações às quais somos submetidos. Esta perseverança não é a causa da esperança de salvação, mas a conseqüência de todo aquele que foi regenerado e salvo por Cristo e por isso Paulo retrata também a perseverança como prova da eleição no verso quatro. Assim essa firmeza é inspirada confiadamente na redenção eterna que Jesus prometeu aos seus.

4. Conclusão

Assim como os tessalonicenses os santos de hoje devem se esmerar na operosidade da fé, abnegação do amor e na firmeza da esperança para fazer a diferença não só em suas congregações, mas na comunidade em que estão inseridos e em todos os lugares quanto Deus assim desejar como Paulo afirma ter acontecido com a igreja de Tessalônica em 1 Ts 1:8.

Que pela graça, amor e misericórdia infinita de Deus possamos ser encontrados dignos de ser imitados, assim foi com a igreja de Tessalônica. Nossos irmãos do passado imitaram ao Senhor Jesus, a Paulo e seus cooperadores, mas posteriormente tornaram-se padrão para outras igrejas e para glória de Deus honrados por Paulo em suas cartas.

Saudações em Cristo,

Cláudio Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...