Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

domingo, 18 de março de 2012

Se Deus é soberano porque a necessidade de orar?




Porque temos a obrigação orar? Porque a oração é alimento? Não, não é por isso que devemos ter uma vida de oração. Embora a canção declare isto, biblicamente podemos refutar esta afirmação, por mais que o compositor da mesma quisesse passar a idéia geral de que a oração é um dos pilares que sustentam a caminhada cristã, encontramos na Palavra apenas a referência a mesma como alimento, de forma que Jesus reiterou o que foi dito por Moisés: “não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4).

Mas se Deus é soberano, tem tudo sob seu domínio e governo, é atemporal, conforme o Sl 90:4 (para Ele não há diferença entre, passado, presente e futuro), sabe de todas as coisas, inclusive daquilo que você precisa antes mesmo de sair de sua boca (Mt 6:8), porque orar? De todo o universo que abrange as orações (petição, confissão de pecados, adoração, louvor, ação de graças e comunicação divina e suas instruções), cujo conceito mais abrangente seria comunicação pessoal com Deus, vou abordar neste texto, de forma sucinta, apenas às petições e intercessões pessoais com o foco na necessidade explicita das Sagradas Escrituras quanto à vida de oração daquele que tem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, bem como a eficácia e poder da mesma. Também não é meu objetivo neste artigo abordar a relação entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana pelos seus atos e escolhas.

A necessidade da oração é evidente, pois Jesus nos dá o exemplo, já que em breve análise dos evangelhos pode-se comprovar que o Mestre tinha a oração como prática constante em sua vida. Enquanto esteve nesta terra nada fazia sem o devido tempo de oração e comunhão com o Pai, além disto nos exorta a sempre orar, instruiu aos seus discípulos como orar (Mt 6:5-8) e ainda lhes ensinou uma oração modelo (Mt 6:9-15), não para ser repetida, mas discernida.

Abaixo apresento algumas passagens que devem servir de incentivo para que a oração seja uma prática constante na vida de todo aquele que crê, pois através dela o curso dos acontecimentos pode ser alterado
           
“Pedi, e dar-se-vos-á...” Lc 11:9a ARA
Não tendes, porque não pedis”  Tg 4:2b ARA

Os textos acima nos levam a concluir que se não pedirmos, não receberemos. Além destes, temos outras inúmeras passagens do velho e do novo testamento que reiteram o poder da oração para alterar o modo como Deus age. Algumas exemplos podemos encontrar em Gn 18:22-33, Êx 32:14, 2Cr 7:14, Dn 10:12, AM 7:1-6, At 4:29:31 e etc.

A eficácia das nossas orações é garantida pela certeza de que Deus nos houve através do nosso mediador, Jesus Cristo, de forma que o Seu sacrifício garante o acesso aos lugares santos (Hb 10:19-22), ou seja, com o coração purificado, santificação e regeneração (proveniente dEle) garantimos a presença contínua diante do nosso Deus de tal maneira que o relacionamento é amadurecido e estreitado através da obediência e das orações feitas conforme Sua vontade, contudo se pedirmos para nossos próprios deleites nada receberemos (Tg 4:3).

Infelizmente não estamos completamente convencidos do poder da oração, não acreditamos que a mesma pode trazer notáveis mudanças à nossa vida e mundo, caso contrário oraríamos muito mais. De toda forma se você já tem uma vida de oração, continue orando sem cessar (1Ts 5:17), se você ainda não começou creia que a oração do justo é poderosa em seus efeitos (Tg 5:16b). Eu estou firme neste propósito.

Saudações em Cristo,

Cláudio Maranhão

Um comentário:

  1. A oração é a base de tudo, digo isso porque sou grata a Deus por todas as coisas que tem feito por mim, e ainda irá fazer, creio no poder da oração, sei que Ele escuta, e se for o melhor pra mim estando em conformidade com sua palavra Ele é poderoso pra cumprir. Te amo Deus. Obrigada pr. Cláudio, Jesus abençoe!!!

    ResponderExcluir

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...