Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Monte, A Meca Gospel

Meca durante peregrinação

Meca é considerada uma cidade sagrada para a religião islâmica. Os adeptos desta religião, os muçulmanos, costumam orar voltados para ela. Anualmente mais de 13 milhões de muçulmanos a visitam, incluindo os dois milhões que realizam a peregrinação todo ano referente ao Hajj. Todo adulto saudável que tenha capacidade financeira e física para viajar a Meca, que tenha condições de providenciar cuidados para seus parentes e dependentes durante a viagem, deve executar o Hajj pelo menos uma vez durante sua vida.

E para os evangélicos qual seria a cidade, ou lugar sagrado? Não quero diminuir de forma alguma a importância de se conhecer sítios importantes da tradição judaico-cristã e sua história. O saber adquirido do estudo da cultura, nuances históricas, contexto político, social e econômico de lugares, como Oriente médio e Europa, locais dentre estes que foram palco de grandes acontecimentos para o cristianismo é fundamental para a correta interpretação bíblica. O meu foco neste artigo não é este tipo de “lugar sagrado”, inquiro aqui o que foi eleito, pelo senso comum evangélico, ser um lugar mais santo, local onde Deus realmente escuta e responde às orações e clamores, onde o bramido é mais eficaz, onde labaredas de fogo descem e o justo não fica sem resposta!

Sem sombra de dúvidas o "monte" é um fetiche (objeto a que é prestada adoração ou que é considerado como tendo poderes sobrenaturais. = FEITIÇO) para muitos cristãos, um lugar de poder, um lugar onde o sobrenatural opera, um lugar onde algumas coisas só acontecem lá (e isto é verdade, talvez pela pouca luz e pelo anonimato neste lugar o ridículo se manifesta com frequência) enfim, nossa liberdade em Cristo nos diz que podemos orar sim em qualquer lugar e em todo o tempo (1Ts 5:17),  no quarto, no local de reunião/culto, na rua, no ônibus, no banheiro, no monte, inclusive sob o de cobertas, mas tornar um lugar como obrigatório para os cristãos, onde “se não tem mais jeito, vai lá que Deus vai dar a resposta”, simplesmente não posso concordar com esta falácia.

Acredito que todo este valor dado ao local venha da não contextualização de relatos bíblicos como o de Abraão sendo instruído por Deus a oferecer o filho Isaque em holocausto em um monte em Moriá, Moisés que recebeu a Lei no Monte Sinai, alguns salmos muito conhecidos como o Salmo 121 e o Salmo 125, além claro, de Jesus que foi transfigurado em um monte e tinha o costume de subir a estes lugares para ensinar aos discípulos e também descansar. Contudo não temos no novo testamento a ordenança ou mandamento da obrigação de orar no monte e tampouco qualquer argumento bíblico que nos leve conclusão que a oração neste lugar é mais eficiente, ao contrário a instrução bíblica leva-nos a outra conclusão. Também não é meu objetivo legislar sobre o direito do crente em Jesus orar onde bem entender, contudo sou contra a forma e o show circense que geralmente acompanha estas ocasiões que já presenciei pessoalmente, mas que não me submeto mais, pois em minha opinião o “monte” tornou-se um point gospel com signos que vão contra o Evangelho de Cristo.

Todavia as Sagradas Escrituras nos deixam dois ensinamentos bem contundentes quanto ao lugar e à forma de adoração, bem como o tipo de oração que agrada a Deus. Jesus nos deixa a resposta ao questionamento da mulher samaritana quando ela lhe pergunta o local correto da adoração:

“Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” Jo 4:19-24 ARA

A outra passagem é quando o Senhor aborda o assunto no Sermão do Monte e dá a seguinte instrução aos seus discípulos:

“E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mt 6:5,6 ARA

É lógico, como já disse antes, que podemos orar em qualquer lugar, mas não que não façamos do monte a nossa Meca, um local obrigatório para peregrinação.

Saudações em Cristo,

Cláudio Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...