Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

domingo, 25 de março de 2012

Por favor, não me morda!



Esta é a impressão que se tem, parece-me que a qualquer momento seremos atacados como que por cães raivosos. Alguns ministros, diga-se de passagem, de grande proeminência no meio gospel, pelas suas atitudes e palavras dão a entender que estamos a ponto de sermos vítimas de um ataque de cólera. Aos olhos humanos estes senhores têm ministérios profícuos já que muitos têm jato particular, horários na TV com abrangência nacional e templos abarrotados de gente. Desta forma, já que estes ministérios parecem tão frutíferos, muitos têm imitado e aprovado esta conduta abominável. Outrossim, temos os que aparentam ser mansos, mas na verdade são lobos devoradores (Mt 7:15) , mas isto é assunto para outro artigo.

A aceitação deste tipo de postura está sedimentada de tal forma na Igreja de Cristo que tenho visto pessoas inteligentes, com bom conhecimento de Bíblia e boa formação geral encontrarem argumentos para defender e apoiar a verborragia colérica, assim como sua continuidade nos púlpitos e TV. Mas de forma alguma o império dos impropérios, não só na boca dos que falam, mas também na dos que defendem tal postura, está de acordo com o que Jesus ensinou. Quando isto acontece o prejuízo ao Reino já foi posto a termo, pois aqueles que deveriam ser luz compactuam com ações que na verdade refletem as mais densas trevas.

Tal postura é facilmente refutada pela Palavra de Deus, pois Paulo nos exorta1 a abrir a boca para falar apenas aquilo que edifica, é útil aos que ouvem (Ef 4:29), bem como ter o falar sempre agradável e temperado, de tal modo que o cristão deve sempre portar-se com sabedoria (Cl 4:5,6). Apenas para ratificar temos o nosso Senhor afirmando que são bem aventurados os mansos e pacificadores (Mt 5:5,9), não obstante, em nenhum momento o cristão deve ser conivente com aquilo que não é correto, calar-se diante de situações perniciosas, mas gerar vida com as suas palavras e não morte, pois vivemos as conseqüências dos nossos atos e muitas dores trazemos sobre nós porque não conseguimos controlar nossa língua (PV 18:21).

Outra conseqüência desta postura é um sem número de pessoas machucadas porque foram maltratadas, não receberam o mínimo de atenção e foram até mesmo ridicularizadas em público, mas novamente usam-se argumentos vazios para justificar tais atos. Dentre eles afirma-se, de maneira pejorativa, que estas pessoas feridas são “crentes dodói”, pessoas fora da visão, imaturos ou fracos na fé. Contudo se Jesus aceitou aos fracos porque aqueles que se julgam fortes não podem aceitá-los? Não seja mordido, não morda e não permita que outros o façam.

1. Exortação: Muitos procedem conforme descrito acima, pois dizem que faz-se necessário exortar ao povo de Deus, mas segue o conceito de exortação conforme Strong:
Parakaleo
1) Chamar para o (meu) lado, chamar, convocar;
2) dirigir-se a, falar a, (recorrer a, apelar para), o que pode ser feito por meio de exortação, solicitação, conforto, instrução, etc.
2c) consolar, encorajar e fortalecer pela consolação, confortar

Paraklesis
1) convocação, aproximação, (esp. para ajuda)
2) importação, súplica, solicitação
3) exortação, admoestação, encorajamento
4) consolação, conforto, solaz; aquilo que proporciona conforto e descanso

Saudações em Cristo,

Cláudio Maranhão

Um comentário:

  1. Sábias palavras. Tenho visto pregações belíssimas, vocabulário riquíssimo, pregadores bem vestidos. Mas quando se tem um contato mais íntimo com alguns deles se nota que nada que foi pregado é vivido na realidade, tenho vontade de vomitar, pois tenho visto isso com bastante frequência, fofocas, rispidez, estupidez com membros da própria igreja, muitas vezes pra não ser mordido pela liderança tive que me fingir de bobo. Mas, no entanto eu sei que é pela graça, e Ele tem me fortalecido sempre. Glória a Deus por sua vida Pr. Cláudio.Que Deus venha nos dar sabedoria para lidar com estas coisas. Abraços MD.

    ResponderExcluir

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...