Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

domingo, 6 de setembro de 2015

O homem que agrada a Deus





Texto Base: Gn 4:1-16
  
1. Introdução:

Para entendermos o Novo Testamento, precisamos entender o Antigo testamento. Se não entendermos de forma clara os princípios da criação, queda e promessa de redenção nossa pregação é vã, nossa vida é vã e não conseguimos responder o porquê precisamos de um salvador e porque Cristo morreu na cruz.

O culto a Deus foi estabelecido por Ele, não é invenção de homens, por isso para ser aceito o culto deve ser oferecido da maneira que Deus determinou. Não da maneira que homem julga ser bom ou certo, mas conforme está estabelecido na vontade revelada de Deus, isto é, na Bíblia.

2. Narrativa:

Adão e Eva pecaram, Deus estabelece o castigo para a desobediência, isto é a morte. Mas a graça se sobressai e Deus dá a promessa de redenção da semente da mulher (Eva) Gn 3:15 e garante a provisão para as necessidades do homem Gn 3:21.

A partir daí vemos o embate do bem e mal, da serpente (Satanás) com a descendência da mulher. Vemos o avanço da maldade sobre a terra, mas ao mesmo tempo Deus refreando o mal e separando para si um povo eleito, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus que caminha na vereda que agrada a Deus pela fé.

3. Argumentos

3.1. Deus coloca diante do homem dois caminhos (v.7)

V. 7 - “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”

Aos olhos de Deus existem apenas dois caminhos para o homem, dois caminhos que a humanidade pode seguir.

À luz das escrituras temos:

O justo, o justificado por Cristo, o que é aceito por Deus, herdará o reino de Deus, o ímpio, o culpado de pecado, o não justificado, perecerá eternamente.

Caim e Abel exemplificaram isso. A oferta de Abel foi aceita, assim como o prórprio Abel. Já Caim, além da oferta rejeitada, também foi rejeitado por Deus.

Há dois caminhos e duas conseqüências:

Sl 1:6 “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos,
 mas o caminho dos ímpios perecerá”

Talvez a sua vida religiosa atenda aos seus anseios e cobranças da sociedade, mas para agradar a Deus e viver a religião verdadeira você deve observar a Palavra de Deus, seus decretos, ordenanças e mandamentos.

Pv 16:25 “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte”

3.2. Deus se agrada de homens com fé (V. 4)

V. 4 – “Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta.”

Abel foi aceito, agradou a Deus, por causa da sua fé.

Hb 11:4 “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.”

Abel ofereceu sacrifício de sangue porque era pastor de ovelhas e Caim do fruto da terra, ambos eram plenamente aceitáveis por Deus. Muitos dizem que Caim foi rejeitado porque a oferta que ele levou a Deus não era uma oferta de sangue. Isto está errado, vemos isso em Levíticos:

Lv 2:1 “Quando alguma pessoa fizer oferta de manjares ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha; nela, deitará azeite e, sobre ela, porá incenso”.

Assim podemos afirmar que Caim foi rejeitado porque não tinha fé. Caim estava agindo baseado em religiosidade vã, achando que poderia oferecer qualquer coisa e de qualquer jeito a Deus que seria aceito.

É importante ressaltar que a fé que é aceita por Deus é aquela que Ele mesmo dá. Não é a fé natural, ou a fé em coisas vãs e falsa religião, mas a fé salvífica, a que o próprio Deus concede.

Ef 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.”

O sacrifício, o culto, a conduta dos ímpios, o proceder daquele que vive na prática do pecado, do que não nasceu de novo, do não regenerado, não agrada em nada a Deus.

Is 1:10-14 “Ouvi a palavra do Senhor, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. 11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? — diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. 12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. 14 As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. [me enchem de nojo; já estou cansado de suportá-los].”

O próprio Deus começa associando aqueles que prestavam culto a Ele à Sodoma e Gomorra, cidades que tinham sido alvo da ira e juízo de Deus pela iniqüidade.

E depois questiona: Vocês acham que o estar apenas estar na minha casa é suficiente?

Hb 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Façamos, com e pela fé, aquilo que a Palavra de Deus nos pede para agradarmos verdadeiramente a Deus.


3.3. Deus estabeleceu que o justo viverá pela fé(V.7a)

V. 7a - “Se procederes bem, não é certo que serás aceito?”

O que é proceder bem?

Hb 10:38 - “Todavia, o meu justo viverá pela fé”

Viverá! Viver pela fé em Deus e em Cristo é proceder bem, viver de maneira que agrada a Deus.

Duas formas de entender o viver pela fé:

1ª. Contraste com a morte eterna, a vida eterna, o futuro esperado para o que crê.

Jo 3:18 “Quem nele crê não é julgado o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”

O justo viverá pela fé, a fé que salva e justifica, estes viverão eternamente, não serão condenados nem passarão pela segunda morte que é o sofrimento eterno no inferno.

2ª. Viver esta vida conforme os preceitos de Deus e Sua Palavra

O crente verdadeiro persevera em fazer o bem. A perseverança não é a causa da salvação e sim a conseqüência, é o resultado. Você não é salvo porque luta e persevera. Você persevera porque foi salvo, você persevera porque Deus te deu o dom da fé, e o Espírito Santo de Deus lhe capacita e derrama graça abundante para que você não seja mais escravo do pecado.

Hb 10:38,39 - “Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.”

Assim conservamos nossa alma buscando fazer o bem, por causa de Jesus, para Ele e por meio dEle.

4. Conclusão

É importante ressaltar que só somos aceitos por causa de Jesus e seu sacrifício em nosso favor.

A salvação sempre foi pela promessa da vinda do Filho de Deus.

Abel foi justificado pela fé na promessa futura. Como Cristo, Abel o justo, foi assassinado por um ímpio. A justiça que clama da terra por Abel e por todos os santos, foi cumprida em Cristo, nosso Senhor, nossa esperança.

Se você crê, você é justificado pela fé na morte consumada em seu lugar há 2000 anos e no retorno de Jesus para restaurar a sua Igreja. Os crentes da Antiga Aliança e da Nova Aliança consumada no sangue derramado do cordeiro de Deus.

“Nesta vida há dois caminhos que podem ser seguidos pelo homem. Um é em sua presença pela fé e O agrada, o outro é centrado no homem e nos seus desejos, e é em tudo rejeitado por Deus.”


Saudações em Cristo,


Cláudio Maranhão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...