Porções do Evangelho:

Palavra da Vida

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Crente endemoniado?!



Respondo a seguinte pergunta: “O crente pode ficar possesso por demônio?”

Querido irmão para responder a pergunta vou considerar o crente citado em vossa pergunta como cristão verdadeiro e regenerado que é habitação do Espírito Santo (1Co 3:16; 6:19);

- Não, não pode!

Para afirmar que o cristão regenerado possa ficar endemoniado temos que negar uma série de fundamentos da fé reformada. Via de regra os arminianos/remonstrantes (pentecostais, neopentecostais, etc, etc e tal) são os defensores dessa tese, pois para se fazer esta afirmativa deve-se crer que o cristão pode cair da graça, ou seja, perder a salvação.

Infelizmente temos muitos disseminando este tipo de ensinamento, muitos por falta de conhecimento, enquanto outros como forma de manipulação de pessoas. Descrevo a seguir ocasião, culto que estava presente há não muito tempo, que corrobora com o avanço daquilo que entendo como heresia:

Era uma bela manhã de domingo, talvez umas 30 pessoas presentes, palavra de exortação sendo pregada por um pastor muito bem intencionado, dedicado à obra, mas contraditório e com entendimento limitado da Palavra de Deus. Tudo ia relativamente bem, conteúdo aceitável e sem maiores deslizes, até que a pérola é solta: “Não expulse o Espírito Santo de você!!!”

Visivelmente me contorci em meu assento, mas com discrição (possível para a situação) protestei imediatamente com quem estava ao meu lado, pois compartilhava do mesmo entendimento e indignação. Infelizmente esta foi a retórica do sermão daí em diante, tendencioso, oprimente e deprimente, mas o pior eu ainda estava por ver. Ao final foi feito um apelo para que aquele pequeno grupo se colocasse à frente do púlpito, ou "altar", para receber uma oração para que Deus não retirasse deles o Espírito Santo e...todos foram à frente, menos eu e meu comparsa, os ETs  calvinistas.

Não quero denegrir a imagem de ninguém no relato acima, quero apenas evidenciar como a sua dúvida atormenta um sem número de pessoas e como esta doutrina está sendo massiçamente ensinada.

De forma alguma venho negar à existência de espíritos malignos (demônios) que se opõe a tudo aquilo que vem de Deus, creio ainda que eles possam promover problemas de vários tipos nas vidas dos cristãos regenerados, contudo eles têm seu poder limitado, estão sujeitos a soberania de Deus e não podem possuir os justificados por Cristo Jesus. Para amparar o meu pensamento apresento-lhe alguns versículos a título de base bíblica para minhas assertivas:

- Os demônios não podem possuir os verdadeiros cristãos: Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” 1Jo 4:4

- Os espíritos malignos não podem em hipótese alguma frustrar o propósito de salvação de Deus para com os seus eleitos: Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 8:38,39

- Não, nem você, nem ninguém pode expulsar o Espírito Santo do qual és templo, pois você foi selado por Deus para o dia da redenção:

“...em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” Ef 1:13,14

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” Jo 10:27-29

Saudações em Cristo,

Cláudio Maranhão

2 comentários:

  1. Fantástico com sempre,não é Sr Cláudio?????
    Abraços Riva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Riva, mas só mesmo pela graça de Deus!!!

      Forte abraço

      Excluir

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Ef 4:29

Reservo-me ao direito de não publicar comentários anônimos.

Obrigado pela visita!

Que Deus abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...